| Um alerta à todos os trabalhadores

05/02/2020

Um alerta à todos os trabalhadores

Você já parou para pensar na importância das sinalizações no ambiente de trabalho? Sejam elas para indicar, entradas e saídas de ambientes específicos ou mesmo proteger você de possíveis riscos, as sinalizações são ferramentas essenciais e geralmente esquecidas. Nessa matéria você vai ver como uma sinalização é importante e até como ela pode salvar a sua vida!

1 - Localização

Seja um ambiente de trabalho novo ou já conhecido, placas de sinalizações são indispensáveis. Em uma obra, instalação, construção ou reforma, cada colaborador precisa saber onde os equipamentos estão, em que andar ou sala e qual o caminho mais rápido para chegar até lá. Nesse momento, placas que indicam entrada, saída, sala de máquinas, sala de equipamentos entre muitos outros, são praticamente indispensáveis. Sempre atente-se as sinalizações do seu ambiente de trabalho, caso ele não possua, deixe a sugestão para os responsáveis, o trabalho irá ocorrer de forma mais prática e rápida para todos.

2 - Segurança do profissional

Construções, reformas e reparos de sistemas são ambientes perigosos. Muitas vezes a altura ainda é um fator de risco e qualquer deslize pode acarretar na morte de um profissional. Para controlar esse perigo, as sinalizações são de extrema importância , pois dessa maneira o colaborador saberá sempre onde pode e não pode trabalhar e quais as medidas corretas dentro de cada ambiente. Se o seu ambiente de trabalho não possui sinalização de risco de áreas elétricas, de altura, calor ou perigo de maquinário, converse com os responsáveis, pois a sua vida e de todos pode estar em jogo.

3 - Segurança do cidadão

Quem costuma  instalar ou reparar sistemas elétricos em ambientes públicos deve sempre se atentar as sinalizações do seu ambiente para com o cidadão na rua. É comum que o treinamento já reforce bem essa etapa mas muitos profissionais esquecem de colocar as fitas de perigo ou placas de atenção durante o trabalho o que pode gerar diversos acidentes com pedestres que irão passar abaixo de cabos, máquinas ou mesmo produtos químicos. Diferente de você, o cidadão comum não costuma prestar atenção nos arredores e por isso esse tipo de cuidado da sua parte é tão necessário. Sempre verifique suas medidas de segurança e sinalização em ambientes públicos pois nestes lugares o cuidado é redobrado!

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço