| A importância da proteção completa

05/02/2020

A importância da proteção completa

Todo trabalhador sabe que precisa utilizar os equipamentos adequados de proteção individual. Porém, um problema comum é desconhecer a importância de todos os EPIs. Nessa matéria você confere como todo EPI pode salvar seu trabalho e sua vida.

1 - Capacetes

Nem todos os trabalhos necessitam deste equipamento mas talvez o mais importante de todos os EPIs seja o capacete. Ferimentos na cabeça podem facilmente ocasionar em desmaios, convulsões e mesmo a morte. Se por acaso um trabalhador sofrer uma lesão na cabeça em grande altitude o risco de queda aumenta significativamente e portanto o risco de morte também aumenta. Sempre certifique-se de usar este EPI em bom estado e  de forma adequada, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas.

2 -  Protetores auditivos

A perda auditiva é muito comum em ambientes de trabalho com máquinas pesadas. Os colaboradores acreditam que estão perdendo a comunicação entre si e optam por não utilizarem os protetores auditivos para poder conversar mais claramente. O problema dessa prática é que ela tem o efeito completamente oposto. Quanto menos se utiliza esse EPI, maior é o risco de perda auditiva grave ou temporária. Jamais deixe de utilizar seu protetor auditivo seja ele de concha ou plug e certifique-se que ele atende o nível em decibéis correto para o seu ambiente.

3 -  Uniformes

Os uniformes não servem apenas para que os colaboradores sejam identificados, mas também para oferecerem praticidade, mobilidade e proteção. Tecidos mais resistentes vão impedir que o colaborador sofra cortes acidentais em quinas, arames e lâminas de maquinário. Além disso, alguns tipos de tecido ainda vão providenciar proteção contra agentes abrasivos como ácidos e químicos de limpeza que agem com corrosão. Seu uniforme é sua segunda pele, portanto sempre verifique se está em bom estado e se atende suas necessidades de uso no ambiente de trabalho.

4 - Luvas

Muitas vezes são completamente esquecidas pelos trabalhadores pois possuem a fama de dificultar a mobilidade, fato esse que se mostra completamente errado como vamos explicar a seguir. Luvas de segurança são produzidas com várias finalidades, dentre elas a proteção química, contra calor, resistência a cortes (lâminas), resistência a impacto e por fim o reforço de aderência das mãos para segurar ferramentas e objetos o que por fim aumenta sua mobilidade com as ferramentas. Elas são extremamente importantes pois suas mãos são basicamentes seus instrumentos de trabalho e qualquer deslize pode ocasionar em perda de movimentação temporária ou permanente. Utilize suas luvas regularmente e jamais tente trabalhar com luvas não indicadas para a sua tarefa.

 6 - Calçados

Já abordamos sobre calçados anteriormente, mas é importante ressaltarmos alguns pontos muito importantes sobre esse EPI. Um calçado de segurança errado pode definir se você morre ou vive em uma situação de emergência, por exemplo: o calçado adequado pode prevenir acidentes em grandes alturas por conta da aderência na sola, desenvolvida exatamente com essa finalidade.  Da mesma maneira, uma botina com proteção reforçada no bico pode fornecer proteção contra objetos que caem sobre o pé do colaborador, acidente esse muito comum no ambiente de trabalho de transporte de cargas e trabalho com maquinário pesado. Sempre verifique o estado do seu calçado de segurança, pois esse EPI é sua base no ambiente de trabalho.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço