| 3 DICAS SOBRE CALÇADOS PARA O TRABALHADOR

05/02/2020

3 DICAS SOBRE CALÇADOS PARA O TRABALHADOR

Todos os dias pisamos sobre nossos calçados para trabalhar, mas você já pensou nos perigos que você pode estar passando sem perceber? Confira! UM DESLIZE COMUM.

É comum que as empresas disponibilizem calçados específicos para os funcionários, principalmente quando se tratam de trabalhos de risco. Porém, seja por qual motivo for, pode ocorrer uma situação em que você não irá utilizar o calçado determinado para aquela tarefa e aí que mora o perigo. Calçados com aderência elevada são específicos para trabalhos em altura e superfícies escorregadias, se você utilizar um calçado sem esse reforço para o mesmo tipo de tarefa, primeiro estará pondo em risco a sua vida, escorregar de um lugar alto, bater braços, pernas ou mesmo a cabeça em um acidente comum. Em segundo lugar estará botando a vida dos seus colegas em risco, podendo escorregar e esbarrar em ferramentas e maquinário leve arremessando em direção a equipe ou deixando cair. Por isso, sempre utilize os calçados adequados, verifique a qualidade da aderência e jamais utilize calçados lisos para trabalhos como estes.

AGARRANDO AOS PÉS

A situação é mais comum do que parece: Você está em um trabalho rotineiro em altura, por conta de algum ocorrido anterior, seu calçado possui uma falha (rasgo, fio solto, cordão arrebentado, couro esfolado) e por conta disso um arame, ferro ou mesmo madeira se prende ao seu pé. A maioria das vezes o trabalhador consegue contornar a situação movimentando os pés para remover o objeto ou mesmo ir aos pés para retira-lo, mas o problema é quando o pior acontece. Digamos que esse arame ou ferro fazia parte de uma estrutura maior, um conjunto de arames ou cerca que você não havia notado e por conta disso puxa em um movimento rápido, arremessando toda a estrutura em direção ao chão. Nesse caso não só você pode ser prejudicado, mas toda sua equipe e pessoas abaixo que podem ser atingidas pelos objetos. Portanto sempre verifique o estado básico do seu calçado antes de iniciar esse tipo de trabalho, e invista sempre em calçados de qualidade para sua segurança e daqueles ao seu redor.

BOTA OU SANDÁLIA?

Os calçados de trabalho são fortes e geralmente são utilizados até que não se possa mais e isso não é problema. O principal perigo é justamente utilizá-los quando já não se deveria mais, quando seu estado já não é mais um problema estético e sim um risco para você e sua equipe. Se você tiver uma falha muito grande na parte de baixo do calçado pode pisar em pedras, vidro, pregos e muitos outros objetos que podem ocasionar movimentos involuntários, derrubar objetos e gerar um grande acidente. Uma falha na parte frontal pode calçar uma batida forte, arranhão ou mesmo uma queimadura por atrito em uma corda ou parede ocasionando os mesmos problemas citados acima. Dessa maneira, se você verificou que a bota já não pode mais ser utilizada, não insista em utilizá-la, isso pode ser um risco muito grande para você e sua equipe, além de ser completamente inútil já que grandes rasgos em botas praticamente inviabilizam o motivo de utilizá-las.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço