| OS 5 PRINCIPAIS TIPOS DE ACIDENTES EM ALTURA E COMO EVITÁ-LOS

05/02/2020

OS 5 PRINCIPAIS TIPOS DE ACIDENTES EM ALTURA E COMO EVITÁ-LOS

Acidentes em alturas sa~o potencialmente perigosos devido aos efeitos severos principalmente de quedas por ma´ atenc¸a~o, defeito em equipamentos e vistoria completa antes do trabalho. Por isso, preparamos uma lista dos riscos e dicas importantes para o trabalho em altura.

1 - Quedas de altura

Parece simples, mas os colaboradores caem de grandes alturas com grande freque^ncia e justamente por isso as quedas esta~o nas listas de maiores causas de morte no trabalho. A principal causa e´ basicamente o descuido. A ma´ vistoria dos equipamentos previamente ao trabalho pode salvar a vida do colaborador, assim como a atenc¸a~o triplicada em altura. E´ importante alertar que essa forma de acidente esta´ ligada com maior i´ndice de mortes, pois geralmente e´ relacionada a grandes altitudes e quedas acima de 25 metros no concreto tem praticamente 100% de taxa de mortalidade. Portanto sempre verifique os equipamentos e mantenha atenc¸a~o redobrada nas alturas.

DICA DE EQUIPAMENTO:

Use corretamente o trava-quedas, de forma que esteja firme e seguro assim como sua validade e qualidade. Sempre verifique o local de trabalho e sobre altitude evite o excesso de movimentos bruscos, pois estes podem desequilibrar e gerar acidentes.

2 - Choque contra objetos

Seus reflexos na~o podem sempre garantir a sua seguranc¸a. Objetos arremessados em sua direc¸a~o devido a mal funcionamento de ma´quinas, troca de ferramentas no ar em grande altitude e mesmo escape de uma ferramenta em direc¸a~o ao solo podem ser fatais. Isso ocorre pois o objeto ganha grande velocidade na descida e materiais e ferramentas ficam difi´ceis de se mensurar em dista^ncia quando se esta´ em altitudes grandes, pois se tem poucos pontos de refere^ncia visual. Portanto na~o arremesse ferramentas, verifique sua sau´de antes de subir em alturas e sempre siga as medidas de seguranc¸a a risca.

DICA DE EQUIPAMENTO:

Utilize sempre capacetes de protec¸a~o adequados e de qualidade, verifique a fixac¸a~o de objetos acima do seu local de trabalho e a qualidade das ma´quinas de pressa~o presentes onde voce^ estiver.

3 - Leso~es causadas por esforc¸o

Os trabalhadores esta~o acostumados a utilizar ferramentas por um grande peri´odo de tempo. Por conta disso, o corpo tende a acostumar a fazer um movimento de bater, puxar ou empurrar, tornando cada vez mais fa´cil a func¸a~o. O problema principal e´ justamente se acostumar, pois movimentos repetitivos podem causar danos permanentes se o trabalhador na~o notar as dores. Principalmente em grandes alturas, as leso~es sa~o mais graves pois podem causar quedas e ate´ mesmo a morte.

Dica de equipamento:

Verifique seu trava quedas. Em situac¸o~es de altura, caso seus mu´sculos pararem de funcionar, ele, em conjunto com os outros EPIs ira~o manter voce^ esta´vel em altura ate´ que a ajuda possa chegar. .

4 - Falha de atrito

Parece mentira mas e´ impressionante como os escorrego~es no cha~o, nas ma~os com ferramentas ou mesmo transportando maquina´rio podem ocasionar danos severos. Isso ocorre pois quando se manuseia objetos pesados e´ preciso muito atrito das ma~os para mante-lo fixo, qualquer li´quido, gel ou material escorregadio pode gerar efeitos irreversi´veis e danos fi´sicos graves. Portanto fique sempre atento as agarras de ferramentas e aos pisos e bases onde voce^ passa.

DICA DE EQUIPAMENTO:

Botas com adere^ncia testada, luvas com materiais especi´ficos para gerar atrito podem ser a diferenc¸a entre a vida e a morte. Invista em equipamentos de protec¸a~o de qualidade para sua empresa e sempre tome cuidado em dobro com materiais e ferramentas de grande peso.

5 - Improvisos

Sabemos que o improviso as vezes e´ mais que necessa´rio em situac¸o~es de trabalho. Diversas vezes voce^ chegou a uma altura muito grande mas esqueceu de uma ferramenta especi´fica e portanto tem que trabalhar com o que tiver. Mas na~o se engane, as gambiarras e improvisac¸o~es podem ser extremamente fatais para voce^. Uma ferramenta ou equipamento e´ desenvolvido para func¸o~es especi´ficas e forc¸a-lo(a) em outras atividades podem gerar riscos para sua vida. Sempre fac¸a vistoria dos equipamentos que ira´ levar para grandes alturas e se necessa´rio. na~o improvise, desc¸a e busque o que precisa, 10 ou 20 minutos a mais sempre valem pela sua vida.

DICA DE EQUIPAMENTO: Alguns cintos paraquedistas sa~o propi´cios para portar um nu´mero especi´fico de ferramentas. Dessa maneira voce^ tem as ma~os livres para trabalhar. Mas na~o exagere, eles na~o sa~o produzidos para levar caixas de ferramentas inteiras e na realidade sa~o feitos para portar partes do seu equipamentos de seguranc¸a para deixa´-lo com as ma~os livres ate´ o pro´ximo movimento.

Todas as medidas acima sa~o extremamente importantes para evitar acidentes, pois mesmo que voce^ confie no seu corpo e mente , na~o se pode apostar na vida, quedas de grandes altitudes ou mesmo muito peso podem ser fatais. Utilize os melhores equipamentos de protec¸a~o sempre e tome o dobro de cuidado no local de trabalho.

A Simo~es EPI se preocupa com a sua seguranc¸a e sempre vai trazer os melhores equipamentos de seguranc¸a para o seu ambiente. Cabe a voce^ investir em equipamentos de protec¸a~o fiscalizados, modernos e de qualidade para garantir a vida de todos e o bem da empresa.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço