| EPIs na construção civil: qual a sua importância?

11/02/2020

EPIs na construção civil: qual a sua importância?

O uso dos EPIs nas atividades laborais podem minimizar e até evitar lesões graves em caso de acidentes, no caso dos trabalhadores da construção civil, o objetivo é reduzir a exposição dos funcionários a riscos, que podem ser desde pisos molhados a detritos em queda, por exemplo.

O EPI inclui itens como: capacetes de proteção, proteções para face e olhos, roupas de alta visibilidade, calçados de segurança, cintos de segurança e, às vezes, equipamentos de proteção respiratória.

Hoje vamos apresentar alguns equipamentos de proteção individual que são comumente usados nos canteiros de obras e quais são os seus benefícios.

Confira:

1.   Proteção de cabeça:

Capacete é um item obrigatório em todas as obras, alguns estão acoplados a outros equipamentos como protetores auriculares e faciais etc.

Um aspecto importante é o ajuste da carneira interna, pois em caso de acidentes é fundamental que o capacete não venha a cair da cabeça, principalmente quando houver queda de objetos.

A proteção para os olhos e o rosto é tão importante quanto a proteção para a cabeça. Todas as operações de trabalhos em metal, madeira, trabalho a quente e ferramentas pneumáticas requerem esse tipo de proteção. Os trabalhadores em geral também podem se beneficiar dos óculos de segurança, pois geralmente há detritos nos canteiros de obras.

2.   Proteção respiratória:

A proteção respiratória é vital em locais onde estão presentes substâncias tóxicas, por isso, os respiradores, foram projetados para proteger contra poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias que podem causar danos permanentes. A proteção respiratória deve ser usada em ambientes com contaminantes no ar ou quando o local não oferece ventilação adequada.

3.   Proteção das mãos e da pele:

Você sabia que a cada ano, cerca de 150.000 lesões nas mãos são relatadas? As doenças de pele ocupacional, como dermatite de contato, câncer de pele e outras lesões e infecções de pele são o segundo tipo mais comum de doença ocupacional.

Na construção civil, assim como em vários outros setores, o trabalho manual é essencial, portanto o uso das luvas é indispensável.  Alguns exemplos de luvas comumente usadas como EPI incluem luvas de borracha, luvas resistentes a cortes, luvas para serra elétrica e luvas resistentes ao calor.

O uso de luvas ajuda a evitar riscos geralmente envolvidos ao trabalhar com produtos químicos, vidro, chapa, eletricidade, materiais quentes ou objetos escorregadios.

4.   Proteção auditiva:

O ruído industrial é um risco ocupacional não visível. No entanto, a maioria dos trabalhadores são expostos a níveis de ruído potencialmente prejudiciais. Segundo o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, cerca de 82% dos casos de perda auditiva ocupacional ocorreram para trabalhadores do setor de manufatura.

O NIOSH recomenda que a exposição do trabalhador ao ruído seja reduzida a um nível equivalente a 85 dBA por oito horas para reduzir a perda auditiva induzida por ruído ocupacional. Tampões para os ouvidos e protetores de ouvido são ferramentas comuns de proteção auditiva.

Aqueles protetores em formato concha são os mais eficazes na redução de ruído de alta frequência, já os tipo plug são indicados para a redução de ruído de baixa frequência.

O uso dos equipamentos de proteção individual é vital para o bem-estar dos trabalhadores e, em muitas vezes, pode salvar vidas. Se você possui empresa ou é colaborador, não esqueça de estar sempre atento ao uso dos EPIs e a manutenção dos mesmos. A segurança é importante e a compreensão desses vários dispositivos de proteção pode ajudar a evitar ferimentos graves.

Confira nossa sessão de produtos de EPIs.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço